terça-feira, 19 de abril de 2011

Você sabe o que é Marketing verde?

O termo Marketing Verde surgiu nos anos 70's quando profissionais de comunicação entenderam que não era mais possível "planejar" sem antes ampliar as ações à Responsabilidade Social e Ambiental, já que a atividade de Marketing busca integrar produto, marca e empresa ao mercado consumidor, processo este que gera impacto econômico, financeiro, ambiental e social ao planeta. E percebendo isso a AMA (American Marketing Association) promoveu um Workshop para discutir o impacto do Marketing sobre o meio ambiente e formas de se melhorar esse "relacionamento".

O conceito de Marketing Verde surgiu para se incorporar em todos os outros "P's" e ferramentas de marketing, sua atividade se constitui basicamente em desenvolver, gerar e facilitar todas as trocas com intenção de satisfazer desejos e necessidades dos consumidores, buscando gerar o mínimo de impacto ambiental possível sobre o planeta. Portanto o Marketing ecológico consiste na pratica de todas aquelas atividades de marketing, porém, incorporando todas as preocupações existentes com o meio ambiente, o que contribui basicamente para uma conscientização ambiental por parte do mercado consumidor.

Ao adotar o Marketing verde as organizações devem informar seus consumidores sobre as vantagens de se adquirir o produto ou o serviço ambientalmente responsável para então estimular e despertar o interesse e o desejo de demais consumidores e principalmente do mercado por tais categorias de produto e serviço. Pois como sabemos o Marketing consiste basicamente em criar e ofertar produtos e serviços capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, e portanto, perante a questão ecológica, os Consumidores Verdes buscam encontrar qualidade e sustentabilidade ambiental nos produtos e serviços que adquirem.

Um comentário:

  1. Equipe, está faltando várias atividades: Consumidor-Referência Classe C; Decisão de Compra; Demografia; Atividade de Mkt; Sotrytelling.

    ResponderExcluir