quinta-feira, 12 de maio de 2011

O Comportamento Verde no Brasil - Dados Demográficos

Quando o assunto envolve a sustentabilidade no Brasil, podemos classificá-lo como "bom". Entretanto, "bom" nunca é o suficiente. Os dados do IDS (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável) comprovam que o país apresentou uma evolução nos aspectos socio-ambientais, porém, é perceptível que ainda temos um longo caminho para percorrer.

A questão de sustentabilidade, por ser uma prática, não pode ser mensurada com porcentagens comuns como um valor que segrega sustentáveis e não-sustentáveis. Porém, há meios de verificar que essa mesma prática vem sendo (ou não) mais usual. O estudo do IBGE avaliou 55 aspectos ligados direta ou indiretamente ao desenvolvimento sustentável do país. Tais aspectos foram classificados em quatro grandes dimensões: Ambiental, Social, Econômica e Institucional.

A dimensão Ambiental (20 indicadores) avaliou questões de biodiversidade, saneamento e questões referentes ao ar, água e terra. O que mais chama a atenção nos indicadores é característica "paradoxal" que, em opinião pessoal, acaba por não mostrar melhorias com o passar dos anos, mas sim, uma estabilidade. Exemplificando para melhor entendimento, um dos aspectos mostra um decréscimo de 63% de queimadas e incêndios florestais. Outro apresenta o dado que o desmatamento e queimadas lideram as emissões de gases estufa com um crescimento de emissões de 40% quando comparado ao antigo dado. Entretanto, o que mais desperta a atenção são os número de dois índices: 14,6% e 10%, sendo o primeiro o total da Mata Amazônica já atingida pelo desmatamento e o segundo a porcentagem restante de Mata Atlântica no país.

A dimensão Social analisou as questões ligadas à satisfação das necessidades humanas, melhorias na qualidade de vida e justiça social. Estão ligados a isso aspectos como população, saúde, educação, moradia e segurança. O que mais se destaca nos índices são o aumento da esperança de vida 9devido a queda na mortalidade infantil) e a inadequação dos domicílios: 43%.

A dimensão Econômica avalia o desempenho macroeconômico e padrões de produção e consumo do país., também ligados a questão do uso de energia e gerenciamento dde resíduos. O interessante é notar que o país apresentou dados bastante favoráveis à prática de sustentabilidade, já que, segundo o IBGE, o país recicla 90% das suas latas de alumínio e quase metade (47,2%) da energia brasileira provem de fontes renováveis.

A dimensão Institucional retrata a "orientação política, capacidade e esforço despendido por governos e pela sociedade na implementação das mudanças requeridas para uma efetiva implementação do desenvolvimento sustentável". Ou seja:
- Ratificação de 30 acordos ambientais internacionais
- Aumento no investimento de PeD (apesar da porcentagem não ultrapassar 1% do PIB)
- Acesso à telefonia móvel dobraram e os domicílios com internet triplicaram.
Caso desejem ver os dados do IDS de forma mais aprofundada voce pode ser redirecionado aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário