quarta-feira, 8 de junho de 2011

Propagandas Verdes

Conforme pedido em sala de aula, trago aqui 3 anúncios impressos os quais tem como público-alvo o consumidor verde. Nesse post nosso grupo irá analisar os valores de cada peça, tanto quanto a estratégia utilizada pelas empresas para atingir esse tipo de consumidor. Primeiramente temos um anúncio impresso da Nestlé que foi divulgado nos EUA promovendo a embalagem da garrafa d´gua Pure Life.



















O anúncio divulga como a embalagem é ecologicamente reciclável (mostrando fatores como: o uso reduzido de plastico para a fabricação da embalagem; a diminuição do tamanho do rótulo - o que reduz o uso matéria-prima; e também o fato de que a garrafa é flexível - sendo uma vantagem tanto para o consumidor pois facilita seu manuseio, mas também para o processo de reciclagem), tudo isso em prol de informar os consumidores verdes que, como já discutido em posts anteriores, são exigentes e sempre antenados em quais produtos consumir.

Nosso grupo acredita que a estratégia da Nestlé nesse anúncio é que ela quer se mostrar como uma empresa que está se atualizando com as mudanças que ocorrem na sociedade. A empresa tem que acompanhar o comportamento do cliente (que no caso, a empresa sabe que a sociedade está ficando cada vez mais consciente), sendo esses clientes não só os consumidores verdes, mas sim todos os seus consumidores. É evidente que os valores nessa peça estão estampados no selo aplicado no canto inferior esquerdo da peça ("Utiliza-se da vantagem da 'Eco-Shape' - Formato ecológico - 30% menos plastico", ou seja, a Nestlé quer mostrar que possui um diferencial perante os seus concorrentes. A propaganda conta com a imagem de uma embalagem de água (O elemento de maior importância para a vida), escolhida estrategicamente devido seu campo semântico a qual está envolvido: Agua = Vida = Meio Ambiente.

























Agora a empresa YPÊ atinge o consumidor de maneira diferente: seu apelo é emocional. Utiliza-se de recursos gráficos de uma mãe (que representa a "voz da razão") segurando uma planta (mostrando que "o poder está em nossas mãos") próxima ao seu filho (representando as futuras gerações), mostrando que a IPÊ está "cuidando bem da nossa casa" (trocadilho assimilando a palavra "casa" com o planeta terra).

O motivo do nosso grupo acreditar que a estrategia adotada pela empresa foi tal, tenha sido pelo fato de que ela talvez não teria uma chamada tão impactante caso tivesse se utilizado de uma estratégia racional como a Nestlé (divulgando qualidades do produto), pois afinal de contas, a IPÊ trabalha com produtos químicos (que são vistos pelos consumidores verdes como poluentes agressivos para o meio ambiente).










































A última propaganda é um anúncio impresso que também foi veiculado nos EUA: trata-se da divulgação do novo pneu ecológico da marca Bandag. O titulo é um trocadilho, pois é uma expressão do mundo da moda: o novo preto é aquilo que parece ser a óbvia boa escolha; o que não tem erro (o pretinho básico). Nesse caso a frase em português seria: O Verde é a nova moda.

No caso, como analisado no titulo, a estratégia da Bandag é seguir a moda. Mas o que seria a moda? Conforme visto na matéria dada pela Professora Tânia, moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume: é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário