quinta-feira, 12 de maio de 2011

Estratégias de marketing verde


Como atingir esse consumidor dentro dos 4 Ps de marketing

Visto que esse é um consumidor em escala crescente em âmbito mundial percebe-se que são necessárias táticas e estratégias para conquista desse importante consumidor, tão segmentado.
De qualquer forma é interessante abordar esse consumidor verde em todo mix de marketing para entender suas particularidades.

Produto:
Quando referido ao produto, Os produtos verdes são os que podem ser melhorados ou desenvolvidos conforme as normas ecológicas e que satisfaçam às expectativas do consumidor analisando as diversas opções de como reduzir as matérias primas e as embalagens; eliminar as embalagens; desenvolver produtos mais concentrados; produtos de utilidade múltipla. Nesse sentido o produto verde atrai o consumidor por seus benefícios e valores refletidos, já que esses produtos possuem as mesmas características e funções dos produtos comuns, entretanto, eles causam menor dano ao meio ambiente levando em consideração todo o seu ciclo de vida.

Preço:

O preço de um produto deve incluir os custos normais de produção e, no caso de um produto deve incluir os custos normais de produção e, no caos de um produto verde, deve refletir os valores ambientais que ele possui. Segundo o autor, o estabelecimento de um produto verde, deve refletir os valores ambientais que ele possui. O estabelecimento do preço de um produto verde deve refletir o valor percebido pelo consumidor. A percepção que os consumidores possuem a respeito do valor de um produto, pode variar segundo a sua cultura, seus costomes, valores e experiências. Essas características formam opiniões e podem ser decisivas na hora da decisão de compra de um produto que possua benefícios ecológicos. Caso o consumidor tenha uma base de conhecimento e possua valores ambientais, ele estará disposto a adquirir este produto por um preço mais elevado que produtos concorrente, pois tem consciência de seus benefícios ecológicos.


Praça:

A distribuição tem dois elementos de importância para o marketing verde: o reflexo do ciclo de vida do produto, pois sua avaliação ambiental retrata uma imagem real dos benefícios ecológicos do produto; e o canal inverso, para a coleta dos resíduos de materiais ao fim da vida útil do produto. É fundamental para a determinação de um canal de distribuição que visa o marketing verde que o consumo de recursos seja minimizado e a geração de resíduos diminuída durante a distribuição física do produto, a criação de um sistema eficiente de distribuição inversa para os resíduos, e também escolher distribuidores que possuam fatores que não prejudiquem o meio ambiente.


Promoção:

A comunicação deve refletir para o mercado-alvo as propostas das estratégias lançadas pelo mix de marketing verde, e deve “informar sobre os atributos do produto, principalmente sobre os aspectos positivos em relação ao meio ambiente, e transmitir a imagem da organização relacionada com a defesa e preservação de valores ambientalmente corretos”. No entanto, alerta que a comunicação ecológica pode fomentar práticas condenáveis, como, por exemplo, enganar o consumidor através de propagandas utilizando como argumento qualidades verdes, sendo que o processo produtivo não respeita o meio ambiente.
É importante buscar com a estratégia de promoção a sensibilização do consumidor a respeito de problemas ambientais e isso é um processo lento, requer muito esforço da empresa, pois se almeja alterar comportamentos comuns de longo tempo. Assim, é necessário que haja uma conscientização do consumidor quanto à na natureza e a importância do produto.
A política de comunicação ecológica deverá fornecer informações sobre os atributos ecológicos dos produtos e passar uma imagem de empresa consciente ambientalmente, e sempre deverá recordar o consumidor das vantagens de um produto verde, para que essas informações não se percam em sua próxima compra. Também deve ser realizada de forma clara e deve comunicar os valores da organização.
Uma vez que o propósito do marketing verde é atender às necessidades e desejos dos consumidores, é de extrema importância identificar quais são as características que influenciam no comportamento de compra e quais são os aspectos considerados na aquisição de um produto.

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