segunda-feira, 28 de março de 2011

Consumidor Referência: Consumidores Verdes

Nesse primeiro Post vamos estudar como seria o nosso consumidor referência (ou seja, nosso consumidor "modelo") chamado Consumidor Verde. Essas seriam suas características:
  • Classe A; caucasiana; 20 anos; sexo feminino; homossexual; mora no sudeste de São Paulo - capital; status: namorando.
  • Gosta de freqüentar: restaurantes vegetarianos; centro de São Paulo; e convenções veganas.
  • Busca produtos sustentáveis em empresas e possuí olhar crítico na hora da compra.
  • Assiste programas de sustentabilidade na tv; lê reportagens sobre meio-ambiente no jornal; está atualizada em matérias ecologicamente corretas que são publicadas em revistas; navega em sites de ONGs na internet; e escuta programas/documentários sobre maus tratos de animais.
  • Seu estilo de vida: sustentável. Preocupa-se com o meio ambiente; ações sociais; evita o consumo de produtos prejudiciais ao meio ambiente; consome produtos de empresas sócio-ecologicamente corretas; busca informações sobre a fabricação dos produtos; preocupa-se com a reciclagem; evita o desperdício; e usa energia alternativa.
Lembrando que, como dito em sala de aula, esse é apenas um esboço inicial para possamos "moldar" nosso consumidor, e assim, descobrir como é o seu comportamento de consumo. Escolhemos esse tipo de consumidor porque sabemos que está havendo uma mudança na sociedade: o consumo está cada vez mais consciente. As pessoas estão mudando os hábitos de consumo e estão atentas às questões socio-ambientais. Cabe a nós, publicitários e mercadólogos, saber como nos aproximar desse mercado através do chamado Marketing Verde.

Nos próximos Posts nosso grupo irá explicar melhor o conceito do Marketing Verde e como as empresas tem utilizado esse tipo de estratégia para atingir seus consumidores.

6 comentários:

  1. Equipe, parabéns pelo post e pela compreensão do exercício. Realmente, estamos trabalhando com um "modelo" de referência, alguém em quem nos basearíamos para compor uma campanha publicitária.
    Seria legal que esse exercício também fosse desenvolvido para o consumidor de Classe C. Pensem esse exercício e coloquem no blog.
    Caim.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por colocarem o link para o meu blog. Aceito sugestões de temas e "artigos" também.
    Abs. Caim

    ResponderExcluir
  3. Quero ver mais conteúdo nesse blog. Onde está o processo de decisão, conforme discutido na sala de aula da semana passada?

    ResponderExcluir
  4. Olá, alun@s.
    Aparentemente, estão com dificuldades para continuar.
    Mais do que falar sobre "marketing verde", vocês precisarão fazer os exercícios propostos - como a discussão sobre as discrepâncias entre o " estado atual" e o " desejado" pelo consumidor de referêNcia. Sugiro uma visita ao site http://www.greenbiz.com/ e ao www.lohas.com. Abraço,
    Rosana C.

    ResponderExcluir
  5. Fizeram a visita ao greenbiz conforme sugerido pela Rosana?

    ResponderExcluir