quinta-feira, 9 de junho de 2011

Questões - dia 02/06


1- Faça uma análise de um PDV frequentado pelo consumidor referência. Analise atendimento/merchandising e caminho percorrido no PDV.

O local analisado foi a Praça doCoco, localizada em Barão Geraldo na Rua José Martins n 738. O ambiente é totalmente arborizado, com mesas e estrutura toda de madeira. A lanchonete apresenta um cardápio todo natural com diversas opções de sucos e alimentos saudáveis Quanto a preocupação social é realizada coleta de lixo seletivo, são feitos eventos culturais como cinema aberto para o público, roda de capoeira, música ao vivo e etc. Tudo que valoriza a cultura. O consumidor chega e se acomoda em alguma das diver
sas mesas dispostas, posteriormente ele é atendido pelos garçons assim como normalmente ocorre nas demais lanchonetes. É o lugar ideal para o consumidor verde que preza por um ambiente que se possa ter uma boa conversa, consumir algo saudável e enriquecer a cultura.



02- Use a base de segmentação discutida em sala e escreva um texto sobre o consumidor referencia usando pelo menos um item de cada categoria.
A nossa consumidora, como um indivíduo, retém motivos, personalidade, emoções, valores e cultura próprios, entre outros, que são determinantes do estilo de vida dela. Como consumidora verde, ela vê valor em preservar e diminuir seus impactos no meio ambiente, o que gera uma série de atitudes e interesses como, reciclar, sep...arar o lixo, ir de carona, procurar noticias de novos produtos e alternativas. Consequentemente, isto gera uma serie de impactos sobre seu comportamento de compra (por que prefere o produto X ao invés do produto B). Com seus valores e cultura, ela determina qual será seu estilo de vida por meio das atividades (ir a pé para lugares próximos, ao invés de usar o carro), interesses, gostos /desgostos e atitudes( não usa marca B por que faz testes em animais), o que influencia na marca e preço dos produtos consumidos, gerando assim, um impacto sobre seu comportamento de consumidora verde.
03- Discuta o consumidor referencia a partir de 3 itens que definem seu estilo de vida.

A americana Faith Popcorn exerce uma profissão muito moderna, considerada a Guru do Marketing, ela detecta e descreve tendências de consumo e vende as valiosas informaçãoes a indústrias que irão vender a todos nós as coisas que Faith previu. Dentro do contexto do nosso consumidor referência, o consumidor verde, destacamos algumas caracteristicas apontadas pela Faith Popcorn, e que podem ser considerados os 3 itens que definem o estilo de vida do nosso consumidor referência. São eles:

Formação de clãs: pessoas que compartilham interesses comuns - idéias, aspirações, vícios e lazer. Fazer parte de um grupo é algo para se orgulhar e interagir.
No caso do nosso consumidor referência existem inùmeras ONG's e grupos de pessoas que se orgulham de ser consumidores verdes, e além do mais organizão palestras, convenções, encontros para discusão de assuntos em questão, referentes a seus hábitos, preferência, orientaçãoes e etc. Um grande exemplo é o Greenpeace.

Consumidor vigilante: consumidores que não toleram mais produtos de baixa qualidade, serviços ruins e mal atendimento querem empresas com maior grau de consciência e responsabilidade, pois podem manipular o mercado através de pressão, protesto e política.
No caso do nosso consumidor referência podemos notar em seu habito de compra que ele só toma atitudes que julga correta, consumindo apenas produtos, geralmente, com o "selo verde de qualidade"

S.O.S. (Salve O Social): a fim de proteger nosso planeta, ameaçado de extinção, precisamos redescobrir uma consciência social com base em uma mistura de ética, educação, meio ambiente e compaixão.
No caso do consumidor verde podemos notar uma visivel preocupação com o meio ambiente, expressa atravez de suas atitudes com relação a abtos de consumo e sociais, sendo o nosso consumidor sempre bem conscientizado das questoes ambientais.

04- Faça uma análise de uma marca consumida pelo consumidor referencia e verifique se o posicionamento está adequado ao estilo de vida.

O consumidor verde compra produtos que não agridam o meio ambiente ou sejam produzidos de maneira sustentável. Ao analisar as marcas que nosso consumidor referencia consome, percebemos que a Goóc está posicionada de maneira adequada, de maneira que as propostas de valor que a marca propõe são percebidas, admiradas e correspondidas pela expectativa do nosso consumidor em análise.

Os produtos da Goóc são produzidos a partir da reciclagem de materiais nocivos ao meio ambiente, seu principal produto é a sandália produzida a partir de pneus reciclados (Goóc Eco Sandals) que evidencia a preocupação da marca com o futuro e adere a um produto uma causa sustentável e ecológica. Além disso, a marca possui linhas de bolsas ecológicas (Goóc Eco Bags): linha natural (feita em lona pesada), linha eco (feita em algodão e garrafa pet), linha lux (feita em jacquard), linha classic (feita em jacquard), linha verão (feita em jacquard) e a linha jutão (feita em jutão). O consumidor verde prefere comprar produtos que possuam essas características presentes na marca Goóc e está disposto a pagar um valor monetário maior por isso.

O posicionamento da marca Goóc, voltado ao modo de produção do produto, então, revela-se apropriado e adequado ao consumidor verde.

05- Usando a tipologia de consumidores segundo a VALS para discutir o consumidor referencia

A VALS é um recurso utilizado para o estudo demográfico que analisa o consumidor a partir de três visões principais: os valores, as atitudes e o estilo de vida.

Com essa premissa, analisamos nosso consumidor referencia utilizando a tipologia segundo a VALS:

Valores
O consumidor verde é um consumidor que busca sempre estar ajudando o meio ambiente carrega tais valores, inclusive, para o modo como consome. Estar contribuindo de forma positiva com o ambiente e não causar danos a ele é um dos principais valores que percebemos ao analisar nosso consumidor. Além disse, a preocupação com o futuro e a manutenção de uma vida saudável também compõe o conjunto de valores do nosso consumidor em questão.

Atitudes
Fazer o que estiver ao alcance para tornar o ambiente melhor e mais sustentável e contribuir em todos os campos para tornar o planeta menos poluído faz parte do conjunto de atitudes detectados pelo grupo ao analisar o consumidor referencia.

Estilo de vida
Com as características percebidas pelo grupo, em termos de valores e atitudes, nosso consumidor em análise possui um estilo de vida diferenciado: uma pessoa moderna, atualizada, que está sempre por dentro das novidades mas que, mais importante ainda, está preocupada com o futuro do planeta e consome de forma a contribuir para não causar maiores danos e isso se reflete tanto no grupo social a que pertence, como no modo como consome suas marcas preferidas. Dessa forma, o consumidor verde é uma pessoa ecologicamente correta, porém, atual, sempre disposta a ajudar o meio ambiente em qualquer situação englobando o maior numero de pessoas possível em torno dessa causa maior.

06- Encontre uma marca/produto que possa ser reposicionada para o consumidor referencia (mas não é atualmente) e crie um novo posicionamento, justificando-o em relação ao consumidor referencia.

Localizada no interior de Goiás, na cidade de Paraúna, a Victor Vieira é uma pequena empresa de consultoria agronômica, que oferece seus serviços à clientes que buscam uma melhoria na produtividade. Para isso, a empresa oferece direcionamentos na adubação, plantio de culturas, uso de produtos e análise de solo, entre outros.

Por oferecer tal serviço, a empresa, direciona um plantio consciente, já que além de ajudar o cliente com as melhorias, o solo também não é prejudicado; e essa consciência é repassada para o cliente.

Entretanto, a empresa, atualmente não possui um posicionamento definido, apesar de ser bastante conhecida. O novo posicionamento proposto visa direcionar as ações da empresa para a questão sustentável. Além de melhorar a estruturação da empresa, o posicionamento apresenta um tema recorrente e que tem sido cada vez mais um ponto de decisão para clientes em potencial.

Ao se posicionar como sustentável, a empresa deverá, além de manter o seu serviço básico, expandir a idéia de sustentabilidade, apresentando projetos e ações que antes não aconteciam ou não eram divulgados. Além disso, a empresa possui a vantagem de ser uma influência e formadora de opinião e poderá esclarecer e mostrar a seus clientes como funciona e o que é sustentabilidade. O benefício desse posicionamento é a conquista de novos clientes e a fidelidade dos atuais, isso porque, segundo o Instituto Akatu, a região onde a empresa se localiza apresenta um grande percentual de público classificado como “iniciante” e “engajado”, apesar de apresentar o menor percentual de pessoas realmente conscientes, apresentando, portanto, um mercado não explorado em potencial.


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