quinta-feira, 9 de junho de 2011

Storytelling


Anatomia do Consumidor Referência

Questões - dia 02/06


1- Faça uma análise de um PDV frequentado pelo consumidor referência. Analise atendimento/merchandising e caminho percorrido no PDV.

O local analisado foi a Praça doCoco, localizada em Barão Geraldo na Rua José Martins n 738. O ambiente é totalmente arborizado, com mesas e estrutura toda de madeira. A lanchonete apresenta um cardápio todo natural com diversas opções de sucos e alimentos saudáveis Quanto a preocupação social é realizada coleta de lixo seletivo, são feitos eventos culturais como cinema aberto para o público, roda de capoeira, música ao vivo e etc. Tudo que valoriza a cultura. O consumidor chega e se acomoda em alguma das diver
sas mesas dispostas, posteriormente ele é atendido pelos garçons assim como normalmente ocorre nas demais lanchonetes. É o lugar ideal para o consumidor verde que preza por um ambiente que se possa ter uma boa conversa, consumir algo saudável e enriquecer a cultura.



02- Use a base de segmentação discutida em sala e escreva um texto sobre o consumidor referencia usando pelo menos um item de cada categoria.
A nossa consumidora, como um indivíduo, retém motivos, personalidade, emoções, valores e cultura próprios, entre outros, que são determinantes do estilo de vida dela. Como consumidora verde, ela vê valor em preservar e diminuir seus impactos no meio ambiente, o que gera uma série de atitudes e interesses como, reciclar, sep...arar o lixo, ir de carona, procurar noticias de novos produtos e alternativas. Consequentemente, isto gera uma serie de impactos sobre seu comportamento de compra (por que prefere o produto X ao invés do produto B). Com seus valores e cultura, ela determina qual será seu estilo de vida por meio das atividades (ir a pé para lugares próximos, ao invés de usar o carro), interesses, gostos /desgostos e atitudes( não usa marca B por que faz testes em animais), o que influencia na marca e preço dos produtos consumidos, gerando assim, um impacto sobre seu comportamento de consumidora verde.
03- Discuta o consumidor referencia a partir de 3 itens que definem seu estilo de vida.

A americana Faith Popcorn exerce uma profissão muito moderna, considerada a Guru do Marketing, ela detecta e descreve tendências de consumo e vende as valiosas informaçãoes a indústrias que irão vender a todos nós as coisas que Faith previu. Dentro do contexto do nosso consumidor referência, o consumidor verde, destacamos algumas caracteristicas apontadas pela Faith Popcorn, e que podem ser considerados os 3 itens que definem o estilo de vida do nosso consumidor referência. São eles:

Formação de clãs: pessoas que compartilham interesses comuns - idéias, aspirações, vícios e lazer. Fazer parte de um grupo é algo para se orgulhar e interagir.
No caso do nosso consumidor referência existem inùmeras ONG's e grupos de pessoas que se orgulham de ser consumidores verdes, e além do mais organizão palestras, convenções, encontros para discusão de assuntos em questão, referentes a seus hábitos, preferência, orientaçãoes e etc. Um grande exemplo é o Greenpeace.

Consumidor vigilante: consumidores que não toleram mais produtos de baixa qualidade, serviços ruins e mal atendimento querem empresas com maior grau de consciência e responsabilidade, pois podem manipular o mercado através de pressão, protesto e política.
No caso do nosso consumidor referência podemos notar em seu habito de compra que ele só toma atitudes que julga correta, consumindo apenas produtos, geralmente, com o "selo verde de qualidade"

S.O.S. (Salve O Social): a fim de proteger nosso planeta, ameaçado de extinção, precisamos redescobrir uma consciência social com base em uma mistura de ética, educação, meio ambiente e compaixão.
No caso do consumidor verde podemos notar uma visivel preocupação com o meio ambiente, expressa atravez de suas atitudes com relação a abtos de consumo e sociais, sendo o nosso consumidor sempre bem conscientizado das questoes ambientais.

04- Faça uma análise de uma marca consumida pelo consumidor referencia e verifique se o posicionamento está adequado ao estilo de vida.

O consumidor verde compra produtos que não agridam o meio ambiente ou sejam produzidos de maneira sustentável. Ao analisar as marcas que nosso consumidor referencia consome, percebemos que a Goóc está posicionada de maneira adequada, de maneira que as propostas de valor que a marca propõe são percebidas, admiradas e correspondidas pela expectativa do nosso consumidor em análise.

Os produtos da Goóc são produzidos a partir da reciclagem de materiais nocivos ao meio ambiente, seu principal produto é a sandália produzida a partir de pneus reciclados (Goóc Eco Sandals) que evidencia a preocupação da marca com o futuro e adere a um produto uma causa sustentável e ecológica. Além disso, a marca possui linhas de bolsas ecológicas (Goóc Eco Bags): linha natural (feita em lona pesada), linha eco (feita em algodão e garrafa pet), linha lux (feita em jacquard), linha classic (feita em jacquard), linha verão (feita em jacquard) e a linha jutão (feita em jutão). O consumidor verde prefere comprar produtos que possuam essas características presentes na marca Goóc e está disposto a pagar um valor monetário maior por isso.

O posicionamento da marca Goóc, voltado ao modo de produção do produto, então, revela-se apropriado e adequado ao consumidor verde.

05- Usando a tipologia de consumidores segundo a VALS para discutir o consumidor referencia

A VALS é um recurso utilizado para o estudo demográfico que analisa o consumidor a partir de três visões principais: os valores, as atitudes e o estilo de vida.

Com essa premissa, analisamos nosso consumidor referencia utilizando a tipologia segundo a VALS:

Valores
O consumidor verde é um consumidor que busca sempre estar ajudando o meio ambiente carrega tais valores, inclusive, para o modo como consome. Estar contribuindo de forma positiva com o ambiente e não causar danos a ele é um dos principais valores que percebemos ao analisar nosso consumidor. Além disse, a preocupação com o futuro e a manutenção de uma vida saudável também compõe o conjunto de valores do nosso consumidor em questão.

Atitudes
Fazer o que estiver ao alcance para tornar o ambiente melhor e mais sustentável e contribuir em todos os campos para tornar o planeta menos poluído faz parte do conjunto de atitudes detectados pelo grupo ao analisar o consumidor referencia.

Estilo de vida
Com as características percebidas pelo grupo, em termos de valores e atitudes, nosso consumidor em análise possui um estilo de vida diferenciado: uma pessoa moderna, atualizada, que está sempre por dentro das novidades mas que, mais importante ainda, está preocupada com o futuro do planeta e consome de forma a contribuir para não causar maiores danos e isso se reflete tanto no grupo social a que pertence, como no modo como consome suas marcas preferidas. Dessa forma, o consumidor verde é uma pessoa ecologicamente correta, porém, atual, sempre disposta a ajudar o meio ambiente em qualquer situação englobando o maior numero de pessoas possível em torno dessa causa maior.

06- Encontre uma marca/produto que possa ser reposicionada para o consumidor referencia (mas não é atualmente) e crie um novo posicionamento, justificando-o em relação ao consumidor referencia.

Localizada no interior de Goiás, na cidade de Paraúna, a Victor Vieira é uma pequena empresa de consultoria agronômica, que oferece seus serviços à clientes que buscam uma melhoria na produtividade. Para isso, a empresa oferece direcionamentos na adubação, plantio de culturas, uso de produtos e análise de solo, entre outros.

Por oferecer tal serviço, a empresa, direciona um plantio consciente, já que além de ajudar o cliente com as melhorias, o solo também não é prejudicado; e essa consciência é repassada para o cliente.

Entretanto, a empresa, atualmente não possui um posicionamento definido, apesar de ser bastante conhecida. O novo posicionamento proposto visa direcionar as ações da empresa para a questão sustentável. Além de melhorar a estruturação da empresa, o posicionamento apresenta um tema recorrente e que tem sido cada vez mais um ponto de decisão para clientes em potencial.

Ao se posicionar como sustentável, a empresa deverá, além de manter o seu serviço básico, expandir a idéia de sustentabilidade, apresentando projetos e ações que antes não aconteciam ou não eram divulgados. Além disso, a empresa possui a vantagem de ser uma influência e formadora de opinião e poderá esclarecer e mostrar a seus clientes como funciona e o que é sustentabilidade. O benefício desse posicionamento é a conquista de novos clientes e a fidelidade dos atuais, isso porque, segundo o Instituto Akatu, a região onde a empresa se localiza apresenta um grande percentual de público classificado como “iniciante” e “engajado”, apesar de apresentar o menor percentual de pessoas realmente conscientes, apresentando, portanto, um mercado não explorado em potencial.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Exercícios - dia 19/05

01- O que caracteriza a janela de oportunidades demográficas?

A janela de oportunidades demográficas se caracteriza como um fenômeno demográfico que se baseia na dinâmica populacional por idade.

Na janela de oportunidades demográficas a população economicamente ativa (Jovens entre 15 e 65 anos) representa a maior parte da população como um todo. Esse fenômeno é efeito de um outro fenômeno demográfico, a Transição Demográfica.

Com o maior numero de pessoas economicamente ativas representando o corpo da pirâmide demográfica, há a necessidade de uma adaptação da sociedade para o enfrentar o envelhecimento populacional.

No Brasil, em 2020, a janela de oportunidades demográficas estará amplamente aberta: a maior parte da população brasileira se encontrará dentro da faixa da população econômicamente ativa (entre 15 e 65 anos de idade)

Em 2040, o país envelhecerá e sugirá o “sarcófago. A janela de oportunidades ainda estará aberta e, embora haja muito mais idosos para se cuidar, eles serão pessoas que ainda sonham, sim, e fazem projetos.

02- Qual a relação da PEA com a janela de oportunidades?

PEA (População Econômicamente Ativa) é basicamente uma parcela da população que mantém ativa a econômia do páis. A parcela da população, referente à econômicamente ativa. Pessoas que trabalham, são independentes financeiramente e consequentemente consomem, são consideradas ecônomicamente ativas. Para que exista um momento de janela de oportunidade no páis é, basicamente, necessário que uma maior parcela da população brasileira seja consumidora, ou seja, economicamente ativa no mercado.

03- Quais são os efeitos que os dados demográficos podem ter no composto de marketing?

Os dados demográficos podem influenciar em cada composto de marketing. Quanto ao composto de marketing, formado por: Localização ou Praça, Preço, Promoção e Produto , o uso de informação demográfica é um dos elementos chave na delimitação de áreas geográficas (ou grupos populacionais definidos segundo outros critérios) onde uma companhia poderá encontrar maior receptividade aos seus produtos ou para definir estratégias de marketing diferenciadas segundo as característicis de distintos segmentos de mercado. Os dados demográficos permitem analisar uma área para um produto ser inserido em que haja maior mercado direcionado para aquela classe social predominante no ambiente, ou a faixa etária em maior abundância e etc. Saber sobre todas as variáveis demográficas renda, educação, idade, renda e etc implica em utilizar os dados para direcionar as estratégias para o público alvo desejado.

Exemplificando:

Idade e ciclo de vida do consumidor: já que os desejos e as capacidades dos consumidores mudam com a idade, a empresa para poder responder às necessidades de seus clientes, precisa estar em constante mutação, pois todavia, a idade e o ciclo de vida podem ser variáveisenganadoras. A idade serve como base para estabelecer preços para alguns produtos como seguro de vida e seguro de saúde. É importante correlacionar o estágio do ciclo de vida e a sensibilidade para cada tipo de produto.

Sexo: alguns produtos são específicos para homens ou apenas para mulheres. E esta segmentação é aplicada nos setores de vestuário, produtos de cabelos, cosméticos, revistas, absorventes, cigarros e agora outro setor que está começando a se desenvolver á o automobilístico.

Renda: nem sempre a renda prevê os melhores consumidores para determinado produto. Sendo que compradores com renda baixa pode comprar produtos de alto valor, já ao contrário, as pessoas de alto poder aquisitivo podem passar a comprar produtos de baixo valor. Não podendo dessa maneira, se assegurar na renda de cada indivíduo.

04- Qual é a relevância da demografia na compreensão do comportamento do consumidor?

A análise demográfica, segundo o wikipedia, é uma "análise de dados estatísticos, cálculos e elaboração de modelos matemáticos a fim de esclarecer questões pertinentes a uma determinada região demográfica."
Em questão de consumo, isso quer dizer que, com base nessa análise, é possível melhor determinar produtos ou serviços para determinada região. Os dados que nos são apresentados identificam preferências e tendências e são extremamente relevantes para que uma empresa possa direcionar seus produtos.
Para simplificar, vamos tomar por base um exemplo simples, porém lógico: Uma empresa X que venda "eco-bags". Os dados identificam que o consumidor com maior consciência de fatos ligado à sustentabilidade se localiza em maior porcentagem nas regiões sudeste e sul. A primeira impressão é de que a empresa abra sua loja nessa região. Entretanto, os dados também identificam a saturação desse serviço na região e uma crescente população na região nordeste que também são conscientes sobre a questão. A empresa, então, decide abrir seu negócio em Salvador, uma capital, que além de bastante conhecida, é foco de turismo e apresenta grande giro de capital, gerando a possibilidade de rápido crescimento para esse setor de negócio.
Uma simples análise pode determinar os processos de toda uma empresa, portanto, em questão de relevância, acho lógico dizer que essa pode ser caracterizada como "alta relevância".
Para finalizar, deixo um vídeo que apresenta uma ação bem legal que foi feita em Quebec, no Canadá: Clique aqui para assistir o vídeo.

‎05- De que forma a idéia de família está mudando por causa da diminuição da taxa de natalidade?

Atualmente, o que se verifica é uma queda global dos índices de natalidade, que consta como o número de crianças que nascem com vida em determinado ano, por cada mil habitantes, numa determinada área. Isso demonstra então que em 50 anos, teremos uma populacão mais velha que a atual ou vivida por nossos avós, onde a taxa de natalidade era por volta de 6,2 (1960) contrastando com a atual de 1,8 (2009), segundo o Banco Mundial, Indicadores do Desenvolvimento Mundial.

Isso resulta em uma diferente idéia sobre as famílias atuais, pois com a diminuição de filhos por casal, esta não sendo necessariamente a regra, pois como já estudado, a estrutura familiar atualmente já é totalmente diferente de como vivida pelos nossos avós, onde havia uma estrutura tradicional – avós, pais, tios, primos, filhos, netos e bisnetos – para uma estrutura mais “maleável”, contendo novos grupos familiares como a monoparental, a qual corresponde a situações em que o núcleo familiar é constituído apenas por um adulto e uma criança; famílias recompostas as quais surgem da criação de laços conjugais depois de divórcios, como um namoro após o fim de um relacionamento, e também, as homossexuais caracterizada pela união de dois individuos do mesmo sexo com um filho (adotado ou filho de um dos pais). Fenômenos sociais ajudam a mudar o conceito familiar atual, como o divórcio, gravidez na adolescência ou homosexualidade, que são alguns dos elementos das quais essas novas estruturas familiares são fundadas.

06- Ao pensar a definição estratégica de público-alvo de uma campanha,
a demografia é uma variável importante, porém insuficiente. Por que é insuficiente?

A definição de público-alvo de uma campanha leva em conta a variável demográfica, porém, essa análise não é suficiente, pois o consumidor que caracteriza esse público-alvo possui comportamento dinâmico,
multideterminado, e outros fatores devem ser levados em consideração para uma análise mais precisa, como por exemplo
a auto-imagem e estilo de vida desse público, que influenciam tanto
quanto os fatores demográficos no comportamento de compra desse consumidor. As variáveis internas e externas são complementares
uma da outra, portanto, uma análise que leve em consideração somente um lado não é suficientemente eficaz.

Propagandas Verdes

Conforme pedido em sala de aula, trago aqui 3 anúncios impressos os quais tem como público-alvo o consumidor verde. Nesse post nosso grupo irá analisar os valores de cada peça, tanto quanto a estratégia utilizada pelas empresas para atingir esse tipo de consumidor. Primeiramente temos um anúncio impresso da Nestlé que foi divulgado nos EUA promovendo a embalagem da garrafa d´gua Pure Life.



















O anúncio divulga como a embalagem é ecologicamente reciclável (mostrando fatores como: o uso reduzido de plastico para a fabricação da embalagem; a diminuição do tamanho do rótulo - o que reduz o uso matéria-prima; e também o fato de que a garrafa é flexível - sendo uma vantagem tanto para o consumidor pois facilita seu manuseio, mas também para o processo de reciclagem), tudo isso em prol de informar os consumidores verdes que, como já discutido em posts anteriores, são exigentes e sempre antenados em quais produtos consumir.

Nosso grupo acredita que a estratégia da Nestlé nesse anúncio é que ela quer se mostrar como uma empresa que está se atualizando com as mudanças que ocorrem na sociedade. A empresa tem que acompanhar o comportamento do cliente (que no caso, a empresa sabe que a sociedade está ficando cada vez mais consciente), sendo esses clientes não só os consumidores verdes, mas sim todos os seus consumidores. É evidente que os valores nessa peça estão estampados no selo aplicado no canto inferior esquerdo da peça ("Utiliza-se da vantagem da 'Eco-Shape' - Formato ecológico - 30% menos plastico", ou seja, a Nestlé quer mostrar que possui um diferencial perante os seus concorrentes. A propaganda conta com a imagem de uma embalagem de água (O elemento de maior importância para a vida), escolhida estrategicamente devido seu campo semântico a qual está envolvido: Agua = Vida = Meio Ambiente.

























Agora a empresa YPÊ atinge o consumidor de maneira diferente: seu apelo é emocional. Utiliza-se de recursos gráficos de uma mãe (que representa a "voz da razão") segurando uma planta (mostrando que "o poder está em nossas mãos") próxima ao seu filho (representando as futuras gerações), mostrando que a IPÊ está "cuidando bem da nossa casa" (trocadilho assimilando a palavra "casa" com o planeta terra).

O motivo do nosso grupo acreditar que a estrategia adotada pela empresa foi tal, tenha sido pelo fato de que ela talvez não teria uma chamada tão impactante caso tivesse se utilizado de uma estratégia racional como a Nestlé (divulgando qualidades do produto), pois afinal de contas, a IPÊ trabalha com produtos químicos (que são vistos pelos consumidores verdes como poluentes agressivos para o meio ambiente).










































A última propaganda é um anúncio impresso que também foi veiculado nos EUA: trata-se da divulgação do novo pneu ecológico da marca Bandag. O titulo é um trocadilho, pois é uma expressão do mundo da moda: o novo preto é aquilo que parece ser a óbvia boa escolha; o que não tem erro (o pretinho básico). Nesse caso a frase em português seria: O Verde é a nova moda.

No caso, como analisado no titulo, a estratégia da Bandag é seguir a moda. Mas o que seria a moda? Conforme visto na matéria dada pela Professora Tânia, moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume: é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

6 tendências verdes pelo mundo

O Portal EXAME.com publicou uma matéria sobre tendências que foram identificadas que apoiam a sustentabilidade e a redução do impacto sobre o planeta.

A publicação evidencia a importância do tema e é uma informação relevante para a compreensão do mercado verde.

O link com a matéria completa se encontra logo abaixo:

http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/6-projetos-verdes-inovadores-pelo-mundo?p=1#link