Após uma análise do grupo, e algumas pesquisas realizadas a respeito das tendências de comportamento do consumidor, consideramos os seguintes itens como possíveis tendências:
- A busca de informações sobre o produto e a empresa que o produz.
- "Trading Up": intenção dos consumidores de pagar preços mais elevados por produtos e serviços em algumas categorias, desde que ofereçam benefícios técnicos e emocionais mais relevantes.
- "Trading Down": o outro lado da moeda: para gastar mais em determinadas categorias, os consumidores pagam menos em outras, especialmente quando a economia mundial se encontra em estado de alerta.
- Valorização de experiências e características como interatividade e personalização.
- Reconhecimento dos seus direitos (relativos ao consumidor) e valorização de características como durabilidade e garantia.
- Preferência por produtos funcionais, como refrigerante que ajuda no emagrecimento ou sabonete que também funciona como remédio.
Fontes: Análise do grupo, mundodomarketing.com.br e pesquisa realizada pelo BCG (Boston Consulting Group) - Trading Up and Down Around the World.
Nenhum comentário:
Postar um comentário